sábado, 2 de janeiro de 2010

Madeira para acolher

A madeira é um recurso cada vez mais valorizado nos projetos paisagísticos. Relacionada a aconchego, ela protagoniza espetáculos visuais na área externa e aparece em novas versões, mas com o encanto natural de sempre

Texto Gabriela Pestana e Thaís Lauton

Graças ao uso da madeira, tudo remete a aconchego na área externa de 250 m² desta casa no Ipiranga, em São Paulo. Designer de interiores, Cristiane oliveira, a moradora, tirou partido da matéria-prima em vários pontos, para conseguir um ambiente em que pudesse receber bem amigos e familiares.

Como gosta de cozinhar, Cristiane criou o banco de peroba-rosa, 4 x 0,45 x 0,40 m, na área da varanda onde está a churrasqueira. além de acomodar as visitas, o móvel rodeia o espaço e assume as vezes de guarda-corpo. No mesmo ambiente, uma horta vertical feita de vasos-latões presos a uma antiga grade garante o toque especial às receitas realizadas ao ar livre.amadeira aparece, ainda, nas “bolachas”de troncos de árvores instaladas no piso de cimento queimado com borda de tijolos. “Gosto dessa combinação, pois me lembra a infância na casa de minha mãe”, diz a moradora.

O astral de casa do campo fica por conta das miniazaleias plantadas nas jardineiras feitas com madeira de demolição, 0,60 x 0,20 x 0,24 m, abaixo das janelas. O material também foi escolhido para os degraus da escada feitos de dormentes – intercalados por grama e maria-sem-vergonha – e para o painel de pínus do jardim de inverno, onde estão os vasos de espada-de-são-jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário