terça-feira, 30 de novembro de 2010


Pensando em atitudes sustentáveis,  é muito charmoso um ambiente decorado com móveis utilizando este tipo de material.

Fica bonito, aconchegante e ecologicamente correto.

Com a reutilização da madeira ocorre a diminuição da derrubada de árvores para fabricação dos móveis.

A madeira tem a propriedade de aprisionar em seu interior uma grande quantidade de átomos de carbono (componente de um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa), que são utilizados pela planta para produção da madeira e este fica no interior da mesma por muitos anos, evitando ser liberados para a atmosfera.

Estas madeiras são provenientes na maioria das vezes de casarões antigos que são demolidos pelas construtoras para a construção de outros tipos de imóveis.

As madeiras mais comercializadas na maioria são a peroba, jacarandá, ipê, canela, pinho e riga, que passam por um processo de limpeza, são lixadas e recebem tratamentos para manter a resistência.

Podem ter pouco acabamento, servindo para móveis bem rústicos; acabamento moderado, inclusive com pinturas, revelando móveis bem charmosos com um leve toque rústico ou podem ficar com aparência de madeira nova.

São utilizadas em vários os tipos de móveis, mas também para pisos, revestimentos, telhados, portas e janelas.

O preço pode variar de acordo com o tipo de móvel e o acabamento, geralmente são caros pela mão de obra, porque algumas peças são totalmente artesanais, mas existem no mercado peças muito bacanas de preços mais accessíveis.

Acompanhando a onda de sustentabilidade, ter móveis de madeira de demolição é uma atitude ecologicamente correta, de bom gosto e sustentável.

A casa fica bonita, aconchegante e na moda. A consciência fica tranquila, porque assim estamos ajudando o planeta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário