segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Como conservar e limpar pisos de madeira

Por Bebel Ferreira
Publicado em 19/05/2011

Material natural

Piso de madeira é uma opção muito procurada para revestir o chão das residências, mas  muitas pessoas têm dúvidas sobre como limpar e conservar este revestimento sempre novo.

O primeiro passo é entender que é um produto natural, ou seja, orgânico, que absorvem umidade e podem expandir ou encolher de acordo com o clima e época do ano. Por isso, preste atenção na instalação, é preciso deixar um espaço entre o piso e a parede para que, em caso de expansão, exista área suficiente para o piso se acomodar sem sofrer empenamento. Além disso, estes materiais também podem passar por alterações na cor devido à troca de umidade com o ar, mesmo em ambientes fechados.

Segundo a Associação Nacional dos Produtos de Pisos de Madeira, ANPM, a secagem da madeira antes das peças serem adequadas às futuras funções de uso é uma maneira eficiente de aumentar a durabilidade natural dos revestimentos feitos com este material. De acordo com a ANPM, pisos de madeira costumam ser submetidos à secagem industrial, com ventilação forçada, aquecimento e controle de umidade relativa.

Também existem algumas medidas que você pode tomar em casa para conservar as características de seu piso de madeira, como evitar o contato direto com água da chuva e proteger o revestimento da incidência direta do sol.


Rústico e sofisticado podem compor o mesmo ambiente

Por Tálita Gonçalves - Jornalista
Publicado em 26/09/2011

Atualmente, produtos tecnológicos e materiais rústicos dividem a mesma decoração, criando visuais modernos em ambientes aconchegantes. Painéis de madeira, texturas e cores orgânicas aliam-se aos produtos eletroeletrônicos, com variados comandos e de alta sofisticação, que tornam a vida mais prática e funcional. Essa combinação transforma a vida do morador da casa fazendo uma ligação entre o mundo moderno e a simplicidade da vida natural.

Os arquitetos Débora e Marcelo avaliam o uso de materiais naturais em ambientes contemporâneos como positivo. "Acreditamos que o rústico quebra a monotonia do elegante, complementando e não denegrindo o projeto", diz Marcelo Sesso.

Mas os profissionais garantem que é preciso ter cuidado para não cometer excessos. "A beleza de uma madeira ou um tijolo de demolição, por exemplo, é justamente a desigualdade da cor, textura e 'idade' do material. Porém, quando usado em demasia, acaba com a elegância que consideramos tão importante nessa mistura", completa Débora Dalanezi.

A sala criada pela arquiteta Maithiá Guedes contém um painel de madeira de demolição instalado cru. O móvel recebeu a aplicação de um produto selador para escurecer o tom natural da madeira. Para criar um clima intimista, foram colocados pergolado no teto, espelho e bambu nas estantes laterais. As lareiras ecológicas embutidas no painel são um destaque à parte.

Maithiá acredita que o uso de materiais naturais pode deixar os ambientes com sofisticação e aconchego, mas dá dicas para evitar os exageros. "É preciso saber onde o material irá carregar o ambiente, para fazer um jogo de peças mais leves. Lembre-se sempre de que os espelhos e as peças de prata ou alumínio ajudam a quebrar as madeiras ou bambus", afirma a profissional.